Imagem capa - Dicas de como não ficar na bad quando alguém fala de você pelas costas. - Uma história verídica. por Geison Erdmann
site

Dicas de como não ficar na bad quando alguém fala de você pelas costas. - Uma história verídica.

Você terá "haters". Independente se você é fotógrafo, youtuber, "o cdf", ou apenas é o adolescente que se destaca no grupo, mais cedo ou mais tarde eles surgirão. "Prego que se destaca leva martelada." Lá estarão eles, prontos para revelar os seus mínimos erros, prontos para inflamar o pensamento alheio contra você, querendo crescer por cima de você, esperando pelo seu fracasso.


Estou ha pouco mais de 1 ano vivendo de fotografia, trabalhando duro, estudando, tentando e errando, investindo em hard e softwares, fazendo o que for necessário para me tornar um profissional bem sucedido no menor tempo em que eu conseguir e nesse tempo eu convivi com fotógrafos espetaculares que me ajudaram muito a estar onde estou (que ainda é muito longe do sucesso que eu almejo, mas que já me deixa muito feliz) e a evoluir dia a dia.


E sabe algo que esses fotógrafos têm em comum? Eles não acham que a concorrência pode acabar com o negócio deles, pelo contrário, eles acreditam que cada um tem o seu valor, estilo e empatia com o público certo, acreditam que a concorrência eleva o nível dos profissionais e faz toda uma classe prosperar.


Apenas alguns dos exemplos que citei acima, como fotógrafo de casamentos os caras que me ensinaram muito são o Robison Kunz, Zuilk Soares e Sérgio Nogueira, como fotógrafo de ensaios meu amigo e parceiro de eventos (e super viciado em café) Maiquel Borges e como fotógrafa de babys e família a querida e incrivelmente disposta Elysée Siqueira Nyland. Todos esses têm interesse genuino em ajudar, em transmitir o conhecimento, em querer o teu sucesso sem medo de perder mercado pra ti. E sabe o por quê? Porque eles sabem o seu valor, sabem que são referência e que se fizerem sempre o seu melhor, terão sempre os clientes certos aos seus lados.


Em contra partida existem outros, os quais poderia, mas prefiro nem citar aqui, que preferem agir pelas costas desmerecendo o teu trabalho, que sentem medo de perder espaço com o teu sucesso e escolhem virar a cara pra ti ao invés de se desenvolver e conquistar um público novo, que não pensam em inovar ou, pior, usam as tuas idéias de trabalho e dizem por aí: "viu, as fotos dele nem são tão diferentes". Hehehehehe, eu chego a me sentir honrado, juro.


E a cegueira desse tipo de profissional é tão grande que eles não percebem que os clientes que sempre foram fieis a eles deixarão de ser, não porque outro profissional os está "roubando" e sim porque eles deixaram de focar no próprio sucesso para torcer pelo insucesso dos outros.


É sim uma história real, que acontece comigo e com certeza com várias pessoas por aí. E quer saber como lidar com isso? Dá uma olhada nessas dicas que deram certo para mim:


0- esteja sempre disposto a ajudar, a multiplicar o seu conhecimento

1- mantenha o foco nas pessoas que você quer ao seu lado, saiba qual o seu público

2- filtre as críticas, algumas serão úteis, outras são apenas opiniões pessoais

3- teu sucesso depende da tua evolução, trabalhe duro

4- acredite em você mesmo, mas acredite de verdade

5- escute mais do que fala

6- conviva com profissionais/pessoas melhores que você, como diz o Goffi: "você se torna a média das 5 pessoas que você mais convive"

7- levante a cabeça, bata no peito, agradeça e seja a melhor versão de você todos os dias


Acho que essa pequena lista já é suficiente para começar, garanto para vocês que dá certo comigo, então pode dar certo com todo mundo. Não se abale, não se deixe abalar, todos tem valor e o seu somente você mesmo sabe.


Bjus e muito amor no coração. Tudo que me desejam, desejo em dobro :)



Créditos da foto:

Fotografia: Mariara Soares

Aprendiz de slackline: Rafaela Everling

Onde: Caibaté - RS