Imagem capa - O fotógrafo perdeu todas as fotos do casamento! por Geison Erdmann
site

O fotógrafo perdeu todas as fotos do casamento!

Pensa no desespero dos noivos, é a treva! Você já ouviu falar sobre uma história assim? 


Eu já. É por isso que eu sou "over" quando se trata de fazer backup das fotos. E todos os fotógrafos deveriam ser, mas não são. Sabe por quê? É caro, muito caro.


1- O primeiro backup acontece já no momento que estou fotografando, pois a câmera grava em 2 cartões de memória a informação duplicada (RAID 1);

2- O segundo acontece ao final do evento passando as fotos para o notebook;

3- Quando chego no escritório acontece o terceiro backup, já na workstation;

4- À partir daí as fotos vão para o HD externo (4º backup);

5- Vão para o storage (5º backup);

6- E por fim para a nuvem, totalizando 6 backups.


Exagero? Eu prefiro chamar de cuidado, pois ao ser contratado para fotografar um casamento, uma festa de 15 anos, um Bar/Bat Mitzvah, uma formatura, ou qualquer outro momento importante na vida de alguém, a responsabilidade é toda minha, do início ao fim do processo.


Mas será que as pessoas pensam nisso ao contratar um profissional de fotografia de eventos? Eu não sei, mas se você imaginar que pode ter todo o registro do teu evento perdido, vai começar a perguntar para o fotógrafo qual o nível de cuidado que ele vai ter com o registro do seu evento, com certeza.


Backup bônus: um cartão de memória é levado em um compartimento secreto e anti-choque, assim, mesmo que eu seja assaltado (sim, estamos em Porto Alegre, uma das cidades mais perigosas do Brasil) ou sofra algum acidente, as fotos estarão seguras.


Enfim, é um assuntinho técnico e meio chato, mas considerei importante trazer essa informação à vocês.


E só para constar, eu nunca perdi as fotos de ninguém, ufa!


Bju no coração.